Treinamento funcional são exercícios que treinam o corpo para as funções já exercidas por nós como andar, correr, pular entre outras tarefas do dia a dia. Além de trabalhar diferentes habilidades em um só exercício como equilíbrio, força e a flexibilidade.
O fortalecimento muscular dentre outros benefícios é o que está mais chamando a atenção das pessoas. O funcional proporciona um corpo mais forte e definido, sem depender de exercícios específicos. Além de ser elaborado respeitando as condições e objetivos de cada aluno. Se o objetivo do aluno for trabalhar os músculos da perna e abdômen, o treino será elaborado para estes grupos musculares, mas não quer dizer que não vá exigir de todo o corpo.
O treinamento funcional trabalha bastante a região central do tronco, o core. As atividades básicas executadas no treino precisam de estabilidade, fortalecendo essa região, ganhando força de sustentação, consequentemente diminuindo dores lombares e nas costas.
Os treinos requerem velocidade e um bom tempo de estabilidade em cada posição, aumentando a frequência cardíaca conforme a intensidade dos exercícios, trabalhando bem o sistema cardiorrespiratório.
Algumas de suas atividades exigem muito da sua coordenação motora, equilíbrio e força. Os exercícios com bola é uma boa opção, como por exemplo: com os joelhos sobre a bola executando o Cross over (exercício para o peito) vai efetuar de forma até complexa essas habilidades que falamos.
São realizados movimentos de forma correta com amplitude máxima, alongando sempre bem o músculo, para quem tem a finalidade de melhorar sua flexibilidade, o funcional pode ser trabalhado só para isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário