segunda-feira, 31 de março de 2014

OVO


Ovos: Eles foram absolvidos !

Após anos de dúvidas, você pode comer ovos sem medo! Conheça seus principais benefícios...

Após sofrerem por décadas, pela má reputação que pesaram sobre ele – como ser responsável por altos níveis de colesterol -, ele foi absolvido.

Hoje, vários estudos científicos comprovam que ele é uma fonte completa de proteínas e um alimento indispensável no nosso dia a dia.

VALOR NUTRICIONAL:

Já temos evidências claras de que para a maioria das pessoas o consumo de ovos não faz mal, ao contrário, até porque é um alimento de alto valor biológico. Uma coisa que ficou esquecida foi a noção de que ele é rico em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e, ainda por cima, é muito barato.

A lista de qualidades é longa e quase todos os nutrientes estão concentrados na gema, justamente a parte mais temida. A gema é fonte de ferro, por exemplo, que é fundamental para evitar a anemia. Também tem altas doses de uma substância chamada colina, que vem sendo apontada pelos pesquisadores como um nutriente importantíssimo para o desenvolvimento fetal, além de proteger o cérebro e a memória. Um ovo supre 22,7% de sua necessidade diária de colina.

Ele ainda possui vitaminas A, D, K, do complexo B, antioxidantes e outros minerais além do ferro como: fósforo, magnésio, sódio e potássio.

AJUDA A PERDER PESO:

Outra surpresa foi constatada por uma pesquisa norte americana feita pelo Departamento de Pennington Biomedical Reserch Center, da Universidade do Estado de Lousiana, e publicada no prestigiado International Journal of Obesity, concluiu que comer ovos mexidos no café da manhã é uma maneira eficiente de perder peso.

Na pesquisa foram comparados dois grupos de homens e mulheres em dieta para emagrecer. Um deles comeu dois ovos mexidos no desjejum. O outro grupo comeu alimentos à base de carboidratos, como pães, torradas e bolos.

A quantidade de calorias dos dois cardápios, porém, era sempre a mesma. Também não existia diferença entre os níveis de colesterol e de outras gorduras na dieta das duas turmas. E, ao final de dois meses, aquelas que optaram pelos ovos emagreceram 65% mais do que as outras.

O índice de diminuição de cintura também foi 34% maior entre eles, assim como a redução de gordura – 16% maior.

Ainda não conhecemos o mecanismo exato, só sabemos que os ovos oferecem uma sensação de saciedade maior e mais duradoura.

QUANTIDADE IDEAL DE CONSUMO:

De forma geral, 4 unidades de ovos por semana – especialmente pela manhã – são suficientes para garantir todos os benefícios citados aqui na matéria.

Porém a maneira de prepará-los é decisiva: consuma preferencialmente sempre cozidos ou na forma de omelete, usando uma frigideira antiaderente, com pouquíssimo óleo.

Outra dica valiosa: eles devem ser conservados na geladeira, seu prazo de validade deve ser respeitado.

Na hora do consumo devemos lavar sua casca para evitar a contaminação pela bactéria salmonela.

BOM APETITE !


Nenhum comentário:

Postar um comentário